Descrição dos percursos

1º dia 

Reuniremos os atletas em frente ao Hotel Gramado da Serra,  e partiremos para um pedal com todos os tipos de terreno.
Inicialmente seguiremos por um trecho de paralelepípedo por dentro da cidade, mas com menos de 2km entraremos na estrada de chão até a BR 393, onde os atletas terão que ter muita atenção, pois percorremos 300 metros de asfalto até entrarmos em uma nova estrada de chão rumo a Fazenda Histórica Cachoeira do Mato a Dentro.  Da travessia do asfalto até a Fazenda pegaremos 7km de descida, esse trecho é importante que não se trafegue na contra mão pois a estrada é estreita.
Após uma pequena pausa para fotos e reunião do grupo seguiremos por uma estrada abandonada a beira do Rio Paraíba do Sul, e ao lado do trilho de trem, nesse trecho há algumas ruinas de estações ferroviárias que serviam de local para escoação da produção de café na época do Ciclo do Café. Então chega a hora de atravessar o pontilhão por baixo da linha ferroviária, atravessar um pequeno riacho e seguir por um trilho de boi até são Sebastião de Lacerda, um pequeno distrito que fica na divisa dos municípios de Vassouras, Valença e Rio das Flores. Nesse local será feito o lanche oferecido pela organização, e lá também tem um bar (25km). Até aqui o pedal é bem tranquilo, sem subidas fortes, com muitas descidas e retas.
Após a pausa para o lanche seguiremos por uma estrada de chão largas onde pegaremos uma subida  de 6km com média inclinação, onde em seu final reuniremos o grupo novamente para entrar em uma estrada que nos levará ao trecho de single track, esse trecho com certeza será a melhor parte do pedal onde os atletas irão dizer: “ Valeu a pena ter vindo”, um visual impar, com trechos mais técnicos, onde passaremos por trás da torre de telefonia da Cidade de Valença, rumando ao distrito de Quirino (Valença) (50km), esse trecho de São Sebastião de Lacerda até Quirino exigira um pouco mais do físico, pois além da subida de 6 km passaremos por trechos mais técnicos e com um terreno mais pesado com altos de baixo.
Do Distrito de Quirino seguiremos por estrada de chão em uma descida disfarçada até o Distrito de Barão de Juparanã, onde iremos encarar 10km de Asfalto até Vassouras  no Hotel Gramado da Serra (trecho com muitas retas).
________________________________________________________________________________________________________________________________
 

2º dia
O desafio no segundo dia vai ser o Estradão, mas com certeza ficará mais fácil com os carboidratos ingeridos no rodizio de massas do dia anterior.
Sairemos do Hotel Gramado da Serra em direção aos últimos 20 km do percurso do Bike Tour 2012 só que no sentido contrario, essa parte será um misto de pequenas subidas e descida com bastante retas, até o distrito de Piraui (Vassouras), onde sairemos do percurso do Bike Tour e iremos em direção a Fazenda da Cachoeira, onde há um alambique famoso por fabricar uma das 5 melhores aguardentes do Brasil segundo a mídia especializada. (30 km), até essa parte não há muita dificuldade no pedal, as bikes seguiram em uma boa velocidade. Pausa para o Lanche.
Seguiremos em direção a Miguel Pereira, com trechos de subida mais inclinados, que exigirão um pouco mais dos bikers (42km).
O Desafio do dia fica logo após a cidade de Miguel Pereira, uma Serrinha de 5km com uma subida mais inclinada, servirá para que o atleta chegue em seu topo com a sensação de missão cumprida. Depois de vencer a Serrinha desceremos até São Sebastião de Ferreiros distrito de Vassouras, uma comunidade que cresceu em volta da praça central, praticamente um lugar que parou no tempo, e um ótimo lugar para descansar e reunir o grupo para mais 17 km de pedal até Vassouras.

 

OBS:
Atenção como é passeio e passaremos por propriedades particulares deixe sempre as porteiras fechadas.
Tentaremos andar sempre em grupo.

A Organização fará paradas estratégicas durante o percurso para que todos possam seguir pelo caminho certo.
Respeite sempre as solicitações da organização.
Não será uma corrida, portanto tenha espirito de equipe, divirta-se, não ganhará nada por chegar primeiro aos lugares.
Cada atleta é responsável por levar material para possível manutenção de sua Bike (Chaves próprias, Câmaras de Ar Reserva, Bomba).
Levem dinheiro, pois passaremos por lugares com comércio.
OBRIGATÓRIO O USO DE CAPACETE
MENORES DE IDADE APENAS COM PRESENÇA DO RESPONSAVEL (PAI OU MÃE)